quarta-feira, 22 de abril de 2009

QUAL É O SEU LIMITE?

Uma das maiores queixas dos educadores hoje em dia é a dificuldade em impor limites na garotada. Já ouvi algumas mães dizerem: “Não agüento mais meu filho, ele não me obedece, não respeita quando eu lhe ordeno.” Então eu sempre pergunto: “Qual é a idade dele?” e o que eu escuto muitas vezes: “Dois anos!”
É isso mesmo! Hoje em dia a dificuldade começa cedo, mas o que há de errado?
Você consegue dizer NÃO para o seu filho?
Um quadro clássico de hoje é ver pais que trabalham o dia todo fora, as vezes até nos finais de semana, e ao chegarem em casa, cansados, sentem tanta culpa por estarem ausentes, que acabam permitindo de tudo aos filhos como recompensa ou por não terem mais fôlego para discutir o assunto.
Também são permissivos, dizem SIM a tudo para serem aceitos, com medo de perder o amor dos filhos. Mas todos nós sabemos que dizer NÂO as vezes é imprescindível, saudável e até mesmo uma prova de amor. Não é porque você diz um NÂO ao seu filho, quando sabe que é importante e necessário a sua educação, que ele deixará de te amar. Com certeza ele ao ser contrariado, poderá ficar bravo, com raiva, mas tudo isso é passageiro. E mais tarde ele entenderá o bem que você lhe fez, assim como hoje você entende os NÂOS que ouviu e é grato por isso.
Você sabe o que seu filho assiste na TV? Sabe do que ele gosta de brincar? Você permite? Participa, assiste com ele os programas que ele gosta e o esclarece sobre o assunto, ou o deixa em seu quarto só no computador, com livre acesso a internet, no vídeo-game ou na TV?
Esse é o grande perigo de nossa sociedade. As crianças cada vez mais cedo estão tendo acesso aos meios de comunicação, a mídia, aos avanços da tecnologia, como: computador, games diversos, celular, internet, etc. Isso tem um lado positivo, educativo, desde que seja supervisionado por um adulto responsável e com horários e motivos pré estabelecidos, seguidos de regras. Por limites é possível desde que você se comprometa, sinta-se seguro, confie no amor de seu filho e na capacidade de se educar sem culpa.
A que horas seu filho dorme? Ele tem horário para refeição? Para fazer o dever de casa? Para o esporte ou lazer?
O que vemos em muitas famílias hoje, são crianças sem horários de alimentação, higiene e principalmente para dormir. Adormecem tarde da noite junto com os pais, em frente a TV ligada.
E qual é o seu limite?
O nosso limite acaba, quando começa o do outro. É muito importante respeitar os limites alheios, para conviver em harmonia.
Existe uma famosa historinha sobre o assunto, que acho interessante relatar: Numa comunidade de porco-espinho, exista o hábito de hibernarem no inverno, ficando bem juntinhos para se aquecer. No entanto, devido a presença dos espinhos acabavam se esbarrando e se machucando, gerando brigas e desconforto. Até que um dia resolveram ficar juntos, porém sem se encostar, e a partir daí todos passaram a se aquecer em perfeita harmonia. Moral da História: é necessário respeitar o “metro quadrado” de cada um. As vezes, o que você interpreta como “malcriação”, nada mais é que uma tentativa da criança ou adolescente defender o seu ponto de vista, que pode ser diferente do seu. Vale a pena parar e ouvir, você poderá se surpreender.
Avalie bem os seus limites, os que você se impõem ou deixa de impor, pois deles dependerá o sucesso que você alcançará ao impor limites a quem você educa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário