segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

PSICOLOGIA TRANSPESSOAL



Terapia holística reconhece o homem como um ser composto pelos níveis físico, emocional, mental e espiritual.
Assim, a verdadeira transformação é possível quando expandimos a consciência em todos os níveis, pois eles estão inter-relacionados. Se fragmentarmos o indivíduo e tratarmos somente o nível mental ou corporal, haverá sempre uma lacuna em seu processo de desenvolvimento e uma desintegração.

A psicologia transpessoal é uma ciência que concebe o indivíduo em sua totalidade, buscando transcender o nível da personalidade. Seus princípios baseiam-se na física quântica, que considera o ser humano e o universo energia em transformação, num todo indivisível formando uma rede de inter-relações.

A terapia transpessoal atua no campo de energia do indivíduo. Nesta abordagem, o terapeuta é um canal facilitador, para que, por meio de técnicas terapêuticas, o próprio cliente faça seu processo de auto-cura, encontrando seu caminho pessoal. Desta forma, não há uma relação de poder do terapeuta sobre o cliente, impossibilitando que se consolide um vínculo de dependência. Esta linha considera o indivíduo como um ser único, assim não o rotula, nem o compara, além de buscar romper com a dualidade.

Um dos objetivos primordiais da terapia transpessoal é a conexão do indivíduo com sua própria essência, ou seja,
com o seu Eu verdadeiro, que irradia suas qualidades pessoais, por vezes obscurecidas pelo eu inferior, pelas máscaras, pela auto-sabotagem, entre outras distorções.

Quando passamos a manifestar nossa essência, todas as áreas da vida podem fluir, expandindo a criatividade, obtendo maior capacidade de consecução da vontade e melhorando as relações inter-pessoais.

Podemos entender e passar a cumprir nosso propósito de vida e tarefa de serviço em todas as áreas da vida. O resgate da auto-estima, do amor próprio e da auto-confiança acontecem naturalmente, dessa forma podemos recuperar a alegria de viver e o prazer na vida, pois saímos dos atos mecânicos e de padrões repetitivos para uma existência mais significativa. Há uma passagem do vazio existencial para um sentimento de completude.

DRª Claudia Benvenuto. fones:, 2293-3655 ou cel: 99295-8991

E-mail: claben27@yahoo.com.br